Afinação do ukulele

Afinação do ukulele: diferenças entre Low G e High G

Você conhece as diferentes afinações para o ukulele? Além da afinação padrão, aquela que normalmente utilizamos no dia a dia – a qual já lhe é entregue quando você compra o ukulele, existem algumas outras.

Você pode verificar outros detalhes sobre afinação em nossa página de FAQ – Perguntas frequentes.

Uma destas diferentes afinações possíveis é a que chamamos de Low G. As cordas ficam afinadas como você já está acostumado, G – C – E – A, de cima pra baixo, porém, essa corda G não é mais a que você está acostumado, aquela que está acima e é mais aguda que as duas próximas. Esta corda G está afinada uma oitava abaixo, fazendo com que a afinação do ukulele passe a ser linear, e não reentrante (como é costumeiro).

Quando dizemos que a afinação é linear, partimos do princípio de que há uma sequência lógica entre as cordas, da seguinte forma: pressionando a corda G (4ª corda e, neste caso, a Low G), na casa 5, o som que será produzido é o som da nota C. Este som é o mesmo som da 3ª corda – C, solta. Agora, pressionando a 3ª corda na casa 4, teremos uma nota E, que é o mesmo som da 2ª corda – E, solta. Por último, se pressionamos a 2ª corda na casa 5, teremos uma nota A, que é o mesmo som da 1ª corda – A, solta.

Você pode perceber que há uma linearidade, estamos na 4ª corda e, até a 1ª, é uma sequência da mais grave para a mais aguda. Na afinação tradicional (reentrante), temos a linearidade nas 3 cordas de baixo, mas ter uma corda G mais aguda no topo, quebra a linearidade (e por isto ela recebe o nome de reentrante).

Existem arranjos para ambas as afinações, não há uma melhor ou pior que a outra, elas são diferentes.

Temos um vídeo com muitos detalhes a respeito disso, recomendamos que seja assistido para completo entendimento do assunto:

Ainda, há um arquivo em PDF esclarecendo as afinações, faça download clicando aqui.

4.3 6 votes
Avaliar artigo

Sobre o autor

João Tostes

João Tostes (Barbacena - MG, 9 de julho de 1983) é um músico brasileiro, ukulelista virtuoso, compositor, arranjador, escritor e educador musical, criador e responsável pelo Toca Ukulele, com consolidada carreira artística nacional e internacional, considerado um dos precursores do ukulele no Brasil.

É artista endossado pelas empresas Aquila Strings, Ohana Ukuleles e Focusrite.

Se apresenta com o ukulele e faz workshops dentro e fora do país, já tendo se apresentado e ensinado ukulele em 4 continentes. É formado na Bituca - Universidade de Música Popular e professor certificado na JHUI (Canadá), único curso que forma professores de ukulele no mundo.

Se inscreva aqui
Notificar-me de
guest
2 Comentários
Mais antigos
Mais novos Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os ocmentários
Sara
Sara
5 meses atrás

Bom dia! Seria possível deixar num futuro vídeo a explicação da afinação de James Hill?
Afinação é a seguinte: B E B E

Vem seguir o João Tostes no Spotify, um dos precursores
do ukulele no Brasil e responsável pelo Toca Ukulele


 

Matrículas abertas para o “Curso de ukulele com João Tostes”. Aproveite!

MATRICULAR AGORA

2
0
Deixe seu comentário e participe com a gente!x
()
x