Bem vindo ao mundo encantado das 4 cordinhas mágicas

Início Fóruns Teoria musical Dúvidas gerais Primeiros Momentos Com O Ukulele

Primeiros Momentos Com O Ukulele

Este tópico contém respostas, possui 4 vozes e foi atualizado pela última vez por  Laura 9 meses atrás.

  • Autor
    Posts
  • #1764

    Para quem é mais experiente aqui, qual seria na sua opnião a melhor forma de iniciar no Ukulele?
    Seria logo de cara treinando ritmos, batidas junto com os acordes aprendendo músicas que você gosta ou indo pra um lado mais teórico logo de início?

  • #1766

    Olá Gustavo, seja bem vindo.

    Acho que isso varia muito de pessoa pra pessoa. Normalmente eu prefiro conhecer melhor o aluno antes de saber exatamente qual método utilizar, pra não ficar sempre aquela coisa café com leite, fórmula pronta.

    Genericamente falando, acho que algumas pessoas tem mais aptidão pra áreas diferentes, então eu recomendo verificar onde estão as dificuldades, e atacar nesse ponto. Tem gente que não liga muito pra aprender teoria e só quer tocar mesmo, pra esses talvez só as vídeo-aulas e/ou cifras já resolvam.

    Pra quem já gosta mais de se aprofundar, precisa sim procurar outro tipo de material pra poder aprofundar. O interessante é sempre sair da zona de conforto, nesse momento é que você descobre que está realmente aprendendo. Enquanto tocamos e repetimos coisas e não tem mais um desafio particular, não estamos aprendendo nada novo.

    Outra coisa a se levar em conta é a idade, quando são crianças, acho interessante buscar um lado mais lúdico e menos agressivo no aprendizado da teoria, colocando elementos no dia a dia e fazendo com que elas tenham mais interesse por si mesmas. É claro, há suas particularidades, mas é uma ideia.

    A grosso modo, eu recomendo aprender algumas batidas, acordes básicos, alguma música que a pessoa já conheça (na memória), e ir participando da comunidade para encontrar mais informações e áreas específicas pelas quais cada um pode se interessar. Falo um pouco sobre isso no fim do FAQ, que pode ser acessado aqui nesse link.

    Abraços!

  • #1785

    Obrigado pela resposta, João!
    Realmente, não se tem um modelo genérico, varia de cada pessoa e também do que ela deseja do instrumento.
    No meu caso estou aprendendo logo umas batidas, ritmos e algumas músicas pois não tenho muito tempo livre durante a semana, porém o instrumento me incentiva muito a buscar algo mais teórico também, espero estar com um pouco mais de “habilidade” até as férias e irei começar umas aulas mais aprofundadas também!

  • #1970

    Como disse o tostes, vai de pessoa pra pessoa.
    como eu já tocava outro instrumento, foi mais  fácil migrar de instrumento. o desafio é você tocar o novo instrumento com suas características peculiares.
    Não quero muito chover no molhado como se diz, o ideal é treinar com as video aulas ,se seu foco for apenas tocar por lazer, agora se for pra se aprofundar no instrumento. aconselho a mesclar a teoria com a pratica e ir gradativamente, descobrindo com o instrumento passo a passo.
    vá devagar,não se cobre e respeite o seu tempo.

    ukulele é diversão!

     

     

  • #2031

    Laura
    Participante

    Meu primeiro contato com o uke foi a +/- 3 anos, quando comprei o primeiro soprano, não entendia nada de uke. Eu tocava um pouquinho de violão e shamisen (instrumento oriental), mas já estava enjoada deles e não estava mais conseguindo avançar, estava desmotivada. Quando adquiri um ukulele, passei a tocar músicas que já tocava no violão, tocava e cantava, comecei a pesquisar video aulas de músicas instrumentais, coisa que eu nunca consegui tocar no violão. Foi paixao imediata, aprendi algumas músicas com video aulas, mas chegou um ponto que já não estava me satisfazendo, então comecei a fazer aulas com o Mestre Vinicius Vivas, consegui aprimorar o que eu já sabia e aprender coisas novas como técnicas específicas de ukulele e outras coisas mais, e sigo até hoje aprendendo, obviamente que com o tempo acabei adquirindo outros ukuleles melhores .. enfim .. estou super satisfeita com esse instrumento e sem pressa vou aprendendo devagar e sempre.

Você deve fazer login para responder a este tópico.

Compartilhe!
© 2015 - 2018 Toca Ukulele

 

Mas você já vai?

Que tal fazer parte de nossa lista de e-mails e ficar por dentro de todas as novidades?
Assim, uma vez por semana você vai receber tudo que rola por aqui e no mundo do ukulele.

Basta preencher o formulário a seguir e confirmar o e-mail:

X