TCC, monografia, dissertação, tese e artigo

A utilização do ukulele como ferramenta para o ensino coletivo de música – João Daniel Costa e Sérgio Luiz Álvares



A utilização do ukulele como ferramenta para o ensino coletivo de música: um estudo de caso no ensino fundamental da rede municipal de Guarapari-ES

Autores:  João Daniel Cardoso da Costa e  Sérgio Luis de Almeida Álvares
Resumo: O presente texto trata-se do projeto de pesquisa de mestrado em música, em andamento, que investiga a utilização do ukulele como uma ferramenta para o ensino-aprendizagem coletivo de música. Será realizada uma prática musical com o ukulele em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental I, da rede municipal de educação de Guarapari, Espírito Santo. Ainda, serão levantados dados sobre práticas educacionais que utilizam o ukulele para o ensino musical. O trabalho terá ancoragem em autores da educação, da educação musical e nos estudos sobre o uso do ukulele no ensino musical. A pesquisa terá uma abordagem qualitativa e fenomenológica.

Anais do 14º Colóquio de Pesquisa do PPGM/UFRJ – Vol. 1 – Educação Musical e Musicologia


Arquivo
02-a-utilizac3a7c3a3o-do-ukulele

Sobre o autor

João Tostes

João Tostes (Barbacena - MG, 9 de julho de 1983) é um músico brasileiro, ukulelista virtuoso, compositor, arranjador, escritor e educador musical, criador e responsável pelo Toca Ukulele, com consolidada carreira artística nacional e internacional, considerado um dos precursores do ukulele no Brasil.

É artista endossado pelas empresas Aquila Strings, Ohana Ukuleles e Focusrite.

Se apresenta com o ukulele e faz workshops dentro e fora do país, já tendo se apresentado e ensinado ukulele em 4 continentes. É formado na Bituca - Universidade de Música Popular e professor certificado na JHUI (Canadá), único curso que forma professores de ukulele no mundo.

Adicionar comentário

Clique aqui para deixar um comentário

Vem seguir o João Tostes no Spotify, um dos precursores
do ukulele no Brasil e responsável pelo Toca Ukulele